Técnicas de Pilotagem

Escrito por Super User Ligado .

Vamos para as curvas! Neste capítulo, mostraremos as forças que atuam na moto na hora de contorná-las 
Subir na moto é muito mais do que "usar um veículo". Traçar curvas, acelerar e frenar, seja em um simples scooter ou em uma superesportiva, é algo que se "vive", porque envolve a física. Faça com sua moto um suave slalom e veja como as suspensões se comprimem e se estendem em cada mudança de direção, repare como muda a sensação de peso sobre a moto e curta esses momentos de "ausência da força da gravidade". Agora, imagine como seria fazer essa mesma manobra com um carro: incômodo, lutando contra as inércias dentro do veículo que tenta nos chacoalhar. Na moto, as forças da física jogam a nosso favor e nos permitem desfrutar do equilíbrio em cada momento. 

Fazendo Curvas

Escrito por Super User Ligado .

Fazer curvas e um dos grandes prazeres e um dos grandes desafios do motociclista. A moto com suas características distintas de outros veículos, respeita princípios físicos bem específicos na hora de ‘entortar o guidao’.

O circulo de Kamm é um conceito, referente à combinação de inclinação da moto e velocidade, que gera o limite de uma curva segura, e mostra que uma mudança brusca de velocidade para cima ou para baixo, ou uma troca de inclinação igualmente súbita, ou ainda mais a combinação de ambas, sao situações que podem gerar instabilidade e dificuldade, devendo ser evitadas.